Sequência Didática: Bioacumulação
Disciplina: Biologia
Série: 2º ano do Ensino Médio
Objetivos
Conceituar e contextualizar bioacumulação, bioconcentração e biomagnificação.
Avaliar os riscos à saúde e ao ambiente decorrentes da bioacumulação, considerando a composição e a toxicidade de diferentes substâncias.
Analisar criticamente o uso e descarte de produtos que podem levar à bioacumulação.
Propor soluções individuais e/ou coletivas para mitigar os efeitos da bioacumulação.
Habilidade BNCC
[EM13CNT104]: Avaliar os benefícios e os riscos à saúde e ao ambiente, considerando a composição, a toxicidade e a reatividade de diferentes materiais e produtos, como também o nível de exposição a eles, posicionando-se criticamente e propondo soluções individuais e/ou coletivas para seus usos e descartes responsáveis.
Aula Única (50 minutos)
1. Introdução e Problematização
Tópicos:
Apresentação do tema: Bioacumulação e sua relevância para a saúde humana e o meio ambiente.
Levantamento de conhecimentos prévios dos alunos sobre poluição, contaminação e seus efeitos.
Apresentação de um problema/cenário: Exemplo: "Em uma região próxima a uma mineração, peixes apresentam altas concentrações de mercúrio. Como isso afeta a população local que consome esses peixes?"
Objetivo: Despertar o interesse dos alunos e identificar seus conhecimentos prévios sobre o tema.
Materiais: Imagens ou vídeos curtos mostrando exemplos de contaminação ambiental (e.g., rios poluídos, lixões).
Atividades:
Discussão inicial: O professor inicia uma discussão aberta, perguntando aos alunos o que eles entendem por poluição e contaminação. Quais os tipos de poluentes que eles conhecem? Quais os possíveis efeitos da poluição na saúde humana e no meio ambiente?
Apresentação do problema: O professor apresenta o cenário da contaminação por mercúrio em peixes, destacando a importância da pesca para a subsistência da população local.
Levantamento de hipóteses: Os alunos, em pequenos grupos, discutem e levantam hipóteses sobre como o mercúrio chega aos peixes e quais os possíveis efeitos do consumo desses peixes contaminados na saúde humana. As hipóteses são anotadas para serem revisitadas ao final da aula.
2. Conceitos Fundamentais
Tópicos:
Bioacumulação: Definição detalhada do processo pelo qual substâncias químicas são absorvidas e retidas pelos organismos. Explicação sobre as vias de absorção (direta e indireta). Exemplos de substâncias que sofrem bioacumulação (metais pesados, pesticidas, etc.).
Bioconcentração: Explicação do processo de absorção de substâncias em concentrações mais elevadas do que no ambiente circundante. Diferenciação entre bioacumulação e bioconcentração.
Biomagnificação (Magnificação Trófica): Detalhamento do acúmulo de contaminantes ao longo da cadeia alimentar, com aumento progressivo da concentração de um nível trófico para outro. Explicação de como os predadores de topo são mais afetados pela biomagnificação.
Bioindicadores: Definição e importância dos organismos bioindicadores na avaliação da qualidade ambiental. Exemplos de organismos utilizados como bioindicadores (e.g., líquens, macroinvertebrados aquáticos).
Objetivo: Apresentar e diferenciar os conceitos de bioacumulação, bioconcentração, biomagnificação e bioindicadores.
Materiais: Slides ou apresentação visual com definições, exemplos e diagramas ilustrativos dos processos de bioacumulação, bioconcentração e biomagnificação.
Atividades:
Exposição dialogada: O professor apresenta os conceitos utilizando a apresentação visual, incentivando a participação dos alunos com perguntas e exemplos.
Análise de diagramas: Os alunos analisam diagramas que representam cadeias alimentares e a biomagnificação de substâncias tóxicas, identificando os organismos mais vulneráveis.
Discussão de exemplos: O professor apresenta exemplos reais de casos de bioacumulação e biomagnificação (e.g., contaminação por DDT em aves de rapina, contaminação por mercúrio em peixes na Amazônia) e discute os impactos na saúde humana e no meio ambiente.
3. Discussão e Soluções
Tópicos:
Revisão das hipóteses iniciais dos alunos.
Discussão sobre os impactos da bioacumulação na saúde humana e no meio ambiente.
Proposição de soluções individuais e coletivas para mitigar os efeitos da bioacumulação.
Objetivo: Consolidar o aprendizado e estimular a reflexão crítica sobre o tema.
Materiais: Anotações das hipóteses iniciais dos alunos.
Atividades:
Revisão das hipóteses: O professor retoma as hipóteses levantadas no início da aula e as discute à luz dos conhecimentos adquiridos.
Discussão sobre impactos: Os alunos compartilham suas ideias sobre os impactos da bioacumulação na saúde humana (e.g., doenças neurológicas, câncer) e no meio ambiente (e.g., diminuição da biodiversidade, desequilíbrio ecológico).
Proposição de soluções: Os alunos, em grupos, propõem soluções individuais (e.g., consumo consciente, escolha de alimentos orgânicos) e coletivas (e.g., políticas públicas de controle da poluição, desenvolvimento de tecnologias de remediação ambiental) para mitigar os efeitos da bioacumulação.
Avaliação
A avaliação será contínua, baseada na participação dos alunos nas discussões, na análise dos diagramas, na execução da atividade prática e na proposição de soluções. Ao final da aula, os alunos podem ser solicitados a escrever um breve parágrafo resumindo o que aprenderam sobre bioacumulação e seus impactos.