RELAÇÃO DOS ALUNOS EM RECUPERAÇÃO
3ª SÉRIE A
HUGO ROCHA DOS
ANJOS
KAIO GOMES DOS
SANTOS
LEONEL
RODRIGUES DOS SANTOS
PIETTRO JUNIOR
LIMA ALVES
RAY RAFAEL
SILVA ROLIM
RIAN GABRIEL
NORTE GOMES
ROBERTO
HENRIQUE DA SILVA
3ª SÉRIE B
KETLEN BEATRIZ
OLIVEIRA DA SILVA
LEYLA ALENCAR
RODRIGUES
LUCAS REZZAGHI
FERRARI
MARIANA DE
OLIVEIRA ARAÚJO
MATHEUS
FERREIRA DE BRITO
3ª SÉRIE C
CLEBSON ALVES
DA SILVA
ELISON AMERICO
DA SILVA
EMILY YASMIM
BATISTA DA SILVA
FELIPE
FRANCISCO DA SILVA
FREDERICO
FORATO ROMANETI
GUSTAVO DOURADO
FAGUNDES
GUSTAVO
HENRIQUE DOS SANTOS SILVA
JALDIAN FELIPE
SILVA BEZERRA
JOAO GABRIEL
CRUZ PEREIRA
JULIO CÉSAR
RODRIGUES DA SILVA
KAMILLY BATISTA
DA SILVA
LUIS FILIPE DE
SANTANA
MARCIO VINICIUS
TELES PARDIM
MARIA EDUARDA
DE JESUS
MARIA LETICIA
SILVA RODRIGUES
MATEUS CARDOSO
DIAS
MATHEUS BOARO
MODA
MIGUEL PERIN DE
GODOI MARTINS
SANDERSON SILVA
DOS SANTOS
3ª SÉRIE D
ALINE SANTOS
SILVA
AUGUSTO DOS
SANTOS ALENCAR
DOUGLAS SILVA
DA SILVA
GUSTAVO
HENRIQUE VILELA
HYGOR RIAN
FERREIRA MODENEZZI
ISABELLY GOMES
DE LIMA
ISABELLY
VICENTE DE ANDRADE
JOÃO VÍTOR
MESSIAS DA SILVA
KELLY DOS
SANTOS BARBOSA
LAYZA GABRIELA
VIEIRA DA SILVA BARBOSA
LEONARDO
FLAUSINO CRUZ
LUIZ HENRIQUE
PINHEIRO PRADO
MARIA EDUARDA
DE ARAUJO ROCHA
NANDA MONIELLY
DA MATA GRAÇA
RAIANA SILVA
DOS SANTOS
RIAN PAGOTTO
ERLER
TAILA CAIO
ALVES PEREIRA
YASMIM BRASIL
DOS SANTOS
VITORIA GOMES RAMALHO
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Sequência Didática: Sucessão Ecológica – 3º Ano do Ensino Médio
Duração: 2 aulas de 45 minutos
Disciplina: Biologia
Objetivo Geral: Compreender o conceito de sucessão
ecológica, suas etapas, tipos e importância para a manutenção da vida.
Objetivos Específicos:
- Identificar
as etapas da sucessão ecológica.
- Conceituar
e exemplificar sucessão ecológica.
- Distinguir
sucessão primária e secundária.
- Analisar
a importância da sucessão ecológica para a manutenção da biodiversidade e
o equilíbrio dos ecossistemas.
- Desenvolver
o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas relacionados
ao tema.
Materiais Necessários:
- Quadro
branco ou projetor.
- Computador
com acesso à internet (opcional).
- Imagens
ou vídeos ilustrativos de diferentes estágios de sucessão ecológica
(opcional).
Desenvolvimento da Aula
1. Introdução (5 minutos)
- Tópico:
Apresentação do tema e retomada de conceitos básicos.
- Subtópicos:
- O
que é um ecossistema?
- O
que é biodiversidade?
- O
que são interações ecológicas?
- Explicação
Detalhada: Comece a aula perguntando aos alunos o que eles entendem
por ecossistema. Incentive-os a lembrar dos componentes bióticos (seres
vivos) e abióticos (fatores não vivos) que interagem em um ecossistema. Em
seguida, discuta a importância da biodiversidade, explicando que ela se
refere à variedade de vida em um ecossistema e que quanto maior a
biodiversidade, mais resiliente o ecossistema é a mudanças. Finalize esta
etapa retomando o conceito de interações ecológicas (competição, predação,
mutualismo, etc.) e como elas influenciam a estrutura e a dinâmica dos
ecossistemas.
- Atividade:
Brainstorming rápido:
"O que vem
à mente quando pensamos em um ambiente natural?"
Anote as palavras-chave no quadro.
2. Conceituação de Sucessão Ecológica
- Tópico:
Definição e explicação do processo de sucessão ecológica.
- Subtópicos:
- O
que é sucessão ecológica?
- Por
que a sucessão ecológica ocorre?
- Comunidade
pioneira e comunidade clímax.
- Explicação
Detalhada: Apresente o conceito de sucessão ecológica como um processo
de mudança gradual em uma comunidade ecológica ao longo do tempo. Explique
que a sucessão ocorre devido a perturbações (naturais ou antrópicas) que
alteram as condições ambientais, permitindo que diferentes espécies
colonizem a área. Detalhe a diferença entre comunidade pioneira (as
primeiras espécies a colonizar um ambiente) e comunidade clímax (o estágio
final da sucessão, onde a comunidade se torna relativamente estável). Use
exemplos concretos, como a colonização de rochas nuas por líquens e musgos
(comunidade pioneira) e a formação de uma floresta madura (comunidade
clímax).
- Atividade:
Apresente imagens de diferentes estágios de sucessão ecológica (ex: campo
aberto, vegetação rasteira, mata em regeneração, floresta). Peça aos
alunos para descreverem as diferenças entre as imagens e inferirem a ordem
em que as comunidades se estabeleceram.
3. Etapas da Sucessão Ecológica
- Tópico:
Descrição detalhada das etapas da sucessão ecológica.
- Subtópicos:
- Nudação.
- Migração.
- Ecese.
- Competição.
- Reação.
- Estabilização ou Clímax.
- Explicação
Detalhada: Explique cada etapa da sucessão ecológica em detalhes:
- Nudação:
Ocorre uma perturbação que elimina a comunidade existente, criando um
ambiente inóspito. Exemplos: erupções vulcânicas, incêndios florestais,
deslizamentos de terra.
- Migração:
Propágulos (sementes, esporos, etc.) chegam à área desocupada, trazidos
pelo vento, água ou animais.
- Ecese:
Os propágulos germinam e as plantas jovens se estabelecem, competindo por
recursos como luz, água e nutrientes.
- Competição:
As espécies competem entre si por recursos limitados, levando à exclusão
de algumas espécies e ao domínio de outras.
- Reação:
As espécies dominantes alteram as condições ambientais, tornando o
ambiente mais favorável para outras espécies e menos favorável para si
mesmas.
- Estabilização
ou Clímax: A comunidade atinge um estado de equilíbrio, onde a
composição das espécies se torna relativamente estável.
- Atividade:
Divida a turma em grupos e atribua a cada grupo uma etapa da sucessão
ecológica. Peça para cada grupo criar uma pequena apresentação (oral,
desenho ou escrita) descrevendo a etapa, seus principais eventos e
exemplos.
4. Sucessão Primária e Secundária
- Tópico:
Diferenciação entre sucessão primária e secundária.
- Subtópicos:
- O
que é sucessão primária?
- O
que é sucessão secundária?
- Quais
as diferenças entre elas?
- Explicação
Detalhada: Apresente a diferença fundamental entre sucessão primária e
secundária. Explique que a sucessão primária ocorre em ambientes onde não
havia vida antes (ex: rochas nuas, dunas de areia), enquanto a sucessão
secundária ocorre em ambientes que foram perturbados, mas que ainda
possuem solo e matéria orgânica (ex: campos abandonados, áreas queimadas).
Destaque que a sucessão primária é geralmente mais lenta e demorada do que
a sucessão secundária, pois requer a formação inicial do solo.
- Atividade:
Peça aos alunos para darem exemplos de ambientes onde a sucessão primária
e secundária podem ocorrer. Discuta as diferenças nos processos de
colonização e nas espécies envolvidas em cada tipo de sucessão.
5. Questão Problematizada e Discussão
- Tópico:
Aplicação do conhecimento e desenvolvimento do pensamento crítico.
- Questão
Problematizada:
"Um agricultor decide desmatar uma área de
floresta para plantar soja. Quais as consequências dessa ação para a sucessão
ecológica na região? Como essa ação pode afetar a biodiversidade e o equilíbrio
do ecossistema?"
- Atividade:
Inicie uma discussão em sala de aula sobre a questão problematizada.
Incentive os alunos a expressarem suas opiniões, utilizando os conceitos
aprendidos na aula. Guie a discussão para que os alunos compreendam os
impactos negativos do desmatamento na sucessão ecológica, na
biodiversidade e no equilíbrio dos ecossistemas.
Questões de avaliação
Questão 1:
Em uma área devastada por um incêndio florestal, observa-se
o retorno gradual da vegetação. Inicialmente, surgem plantas herbáceas e
gramíneas, seguidas por arbustos e, finalmente, árvores de grande porte. Esse
processo de recuperação do ecossistema é conhecido como:
a) Adaptação ambiental.
b) Sucessão ecológica.
c) Seleção natural.
d) Mutação genética.
e) Isolamento geográfico.
Questão 2:
Qual das alternativas abaixo apresenta uma característica
que diferencia a sucessão primária da sucessão secundária?
a) Ocorre em ambientes com solo
preexistente.
b) Inicia-se com a colonização por
espécies pioneiras.
c) É um processo rápido e de curta
duração.
d) Ocorre em ambientes onde não
havia vida anteriormente.
e) Resulta na formação de uma
comunidade clímax.
Conclusão da Aula
Recapitule os principais pontos abordados na aula,
reforçando a importância da sucessão ecológica para a manutenção da vida e o
equilíbrio dos ecossistemas. Incentive os alunos a refletirem sobre o papel dos
seres humanos na alteração dos processos de sucessão ecológica e a importância
da conservação da biodiversidade.