Transgênicos - O Que Precisamos Saber?
Objetivos Gerais
- Identificar
os diferentes aspectos que envolvem os transgênicos.
- Reconhecer
os principais objetivos do uso de transgênicos.
- Discutir
a importância da biossegurança e da bioética na tomada de decisões
relacionadas a transgênicos.
- Desenvolver
uma visão crítica sobre o impacto dos transgênicos na sociedade e no meio
ambiente.
Habilidade BNCC
(EM13CNT206) Discutir a importância da preservação e
conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e
quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais
para a garantia da sustentabilidade do planeta. (SÃO PAULO, 2020).
Tópicos a Serem Abordados
- Introdução
aos Transgênicos:
Explicação detalhada: OGMs são organismos cujo material genético (DNA) foi alterado utilizando técnicas de engenharia genética. Essa alteração pode envolver a inserção de genes de outros organismos (transgenes) para conferir características desejáveis. É crucial enfatizar que a modificação genética não é algo novo – o melhoramento genético tradicional, feito por cruzamentos seletivos, também altera o material genético, mas de forma menos precisa e mais demorada. A engenharia genética permite uma modificação muito mais direcionada e rápida.
Diferença entre transgênicos e organismos convencionais/híbridos.
Explicação detalhada: Enquanto os organismos convencionais são resultado de cruzamentos seletivos ao longo de gerações, e os híbridos são o resultado do cruzamento de duas variedades diferentes da mesma espécie, os transgênicos envolvem a inserção de genes de outras espécies. Isso permite a introdução de características que seriam impossíveis de obter por meio de cruzamentos tradicionais. É importante destacar que tanto os organismos convencionais quanto os híbridos podem ser seguros para consumo, assim como os transgênicos, desde que passem por rigorosos testes de segurança.
O conceito de transgenes.
Explicação detalhada: Transgenes são genes que são transferidos de um organismo para outro, geralmente de espécies diferentes. Esse processo é realizado em laboratório utilizando técnicas de engenharia genética. O objetivo é introduzir uma característica específica no organismo receptor, como resistência a pragas, tolerância a herbicidas ou aumento do valor nutricional. É fundamental explicar que a inserção de um transgene não altera drasticamente o organismo receptor, mas sim adiciona uma nova característica.
Objetivos da Aula
- Compreender
a definição de transgênicos e sua diferença em relação a outros
organismos.
- Identificar
os principais objetivos do melhoramento genético por meio da transgenia.
- Analisar
criticamente os aspectos éticos e de biossegurança relacionados aos
transgênicos.
Materiais Necessários
- Computador
com acesso à internet.
- Artigos
ou notícias sobre transgênicos (impressos ou digitais).
- Vídeos
curtos sobre o tema (opcional).
Desenvolvimento da Aula
- Início
Apresentação dos Objetivos: Apresentar os objetivos da aula de forma clara e concisa, explicando o que se espera que os alunos aprendam ao final da aula.
Desenvolvimento
Apresentação Teórica
Apresentar exemplos de transgênicos comuns, como milho resistente a pragas e soja tolerante a herbicidas. Explicar como esses transgênicos são produzidos e quais os benefícios que eles proporcionam (ex: redução do uso de pesticidas, aumento da produtividade).
Discutir os objetivos do melhoramento genético por meio da transgenia, como aumentar a produção de alimentos, melhorar a qualidade nutricional dos alimentos, tornar as plantas mais resistentes a doenças e pragas, e reduzir o impacto ambiental da agricultura.
Apresentar o caso da produção de insulina sintética por bactérias transgênicas como um exemplo de aplicação benéfica da tecnologia.
Discussão em Grupo
- Dividir a turma em pequenos grupos (4-5 alunos).
- Distribuir artigos ou notícias sobre transgênicos para cada grupo:
SANTANA, D. P. A Agricultura e o Desafio do Desenvolvimento Sustentável. Comunicado Técnico 132, dez. 2005. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/489730/1/Com132.pdf
Aprofundamento: Sugerir a leitura do artigo "História da Insulina" disponível em: https://blog.meudna.com/a-historia-da-insulina/ para complementar o aprendizado sobre a produção de insulina sintética.ARVOREAGUA. Glifosato (RoundUp®) vai ser proibido no México, 20 abr. 2021. Disponível em: https://arvoreagua.org/agronegocio/agrotoxicos/glifosato-roundup-vai-ser-proibido-no-mexico
- Solicitar que cada grupo leia o material e discuta os seguintes pontos:
- Quais são os benefícios e os riscos dos transgênicos apresentados no artigo/notícia?
- Qual a sua opinião sobre o uso de transgênicos?
- Como os transgênicos podem impactar a sociedade e o meio ambiente?
- Após a discussão, cada grupo deve apresentar um resumo das suas conclusões para a turma.
Possível Resposta: A biossegurança e a bioética são fundamentais para garantir que o uso de transgênicos seja feito de forma responsável e segura. A biossegurança envolve a avaliação dos riscos dos transgênicos para a saúde humana e para o meio ambiente, bem como a implementação de medidas para minimizar esses riscos. A bioética envolve a reflexão sobre os valores e princípios que devem guiar a tomada de decisões sobre o uso de transgênicos, como o direito à informação, o princípio da precaução e a justiça social. É importante que a sociedade como um todo participe desse debate, para que as decisões sobre o uso de transgênicos sejam tomadas de forma democrática e transparente.
Conclusão
- Reflexão:
Incentivar os alunos a refletirem sobre o impacto dos transgênicos em suas
vidas e na sociedade.
- Aprofundamento:
Sugerir a leitura do artigo "História da Insulina" disponível
em: https://blog.meudna.com/a-historia-da-insulina/ para
complementar o aprendizado sobre a produção de insulina sintética.
Avaliação
A avaliação será contínua, com base na participação dos
alunos nas discussões em grupo e na apresentação do relatório sobre o
transgênico pesquisado. O objetivo é avaliar a compreensão dos conceitos, a
capacidade de análise crítica e a habilidade de argumentação dos alunos.