quinta-feira, 11 de setembro de 2025

3ª série: Teorias Científicas sobre Evolução

 Aula 11 – Biologia

Turma: 3ª série do Ensino Médio
Duração: 1 aula (50 minutos)
Bimestre:
Tema: Teorias Científicas sobre Evolução


Objetivos de Aprendizagem

  • Compreender os fundamentos das principais teorias científicas da evolução.
  • Identificar as diferenças entre o pensamento de Lamarck, Darwin e a Síntese Moderna.
  • Reconhecer a evolução como um processo natural, contínuo e baseado em evidências científicas.
  • Refletir sobre o papel da seleção natural e da variabilidade genética na evolução das espécies.

Competências da BNCC – Ciências da Natureza (Biologia)

Competência Geral da Área:

  • Competência 3: Compreender os conhecimentos científicos como construções humanas.
  • Competência 5: Argumentar com base em evidências científicas para tomada de decisões.

Habilidades específicas da BNCC:

Código BNCC

Habilidade

EM13CN03

Analisar os mecanismos de evolução das espécies com base em evidências científicas.

EM13CN04

Avaliar os impactos da ciência na compreensão da diversidade biológica.


Conteúdos

  • Teoria de Lamarck: uso e desuso, herança dos caracteres adquiridos.
  • Teoria de Darwin: seleção natural, adaptação, sobrevivência dos mais aptos.
  • Teoria Sintética da Evolução: integração entre Darwinismo e genética moderna.
  • Evidências da evolução: fósseis, anatomia comparada, embriologia, genética.

Metodologia

  • Ativação de conhecimentos prévios:
    “Você acha que os seres vivos mudam ao longo do tempo? Por quê?”
  • Leitura e discussão em duplas de texto comparativo entre Lamarck e Darwin
  • Atividade escrita individual com análise de situações evolutivas
  • Encerramento coletivo com debate sobre evolução e diversidade biológica

Texto de apoio para discussão em duplas

“Jean-Baptiste Lamarck acreditava que os organismos mudavam ao longo da vida por necessidade e transmitiam essas mudanças aos descendentes. Charles Darwin, por outro lado, propôs que a seleção natural favorecia os indivíduos mais adaptados, e que essas características eram herdadas. A Teoria Sintética da Evolução, desenvolvida no século XX, combinou as ideias de Darwin com os avanços da genética, explicando como mutações e recombinação genética geram variabilidade e como a seleção natural atua sobre ela.”

Perguntas para discussão:

  • Qual a principal diferença entre as ideias de Lamarck e Darwin?
  • Como a genética moderna contribuiu para a Teoria Sintética da Evolução?
  • Você consegue pensar em um exemplo atual de seleção natural?

Avaliação – Questões Objetivas

Lamarckismo (Compreensão)

Segundo Lamarck, como ocorre a evolução das espécies?
A) Por seleção natural de mutações aleatórias.
B) Por competição entre indivíduos da mesma espécie.
C) Pelo uso e desuso de órgãos e herança dos caracteres adquiridos.
D) Pela reprodução sexuada e recombinação genética.
E) Pela adaptação ao meio sem transmissão hereditária.

Darwinismo (Conhecimento)

A teoria de Darwin propõe que:
A) Todos os indivíduos evoluem da mesma forma.
B) A evolução ocorre por necessidade.
C) A seleção natural favorece os mais adaptados.
D) As mutações são sempre benéficas.
E) Os caracteres adquiridos são herdados.

Teoria Sintética (Aplicação)

A Teoria Sintética da Evolução une os conceitos de Darwin com:
A) Teorias filosóficas sobre a vida.
B) Estudos sobre comportamento animal.
C) Genética moderna e mutações.
D) Teorias religiosas sobre criação.
E) Observações de plantas medicinais.

Evidências da Evolução (Análise)

Qual das alternativas apresenta uma evidência científica da evolução?
A) Relatos históricos sobre espécies extintas.
B) Textos religiosos sobre a origem da vida.
C) Fossilização de organismos em rochas sedimentares.
D) Mitos culturais sobre transformação de espécies.
E) Opiniões populares sobre mudanças biológicas.