sexta-feira, 18 de novembro de 2016

1ª SÉRIES - CONTAMINAÇÃO E BIOACUMULAÇÃO


ECOLOGIA 
CONTAMINAÇÃO E BIOACUMULAÇÃO

Leia na íntegra em: Sou Mais Enem - Biologia

Conceitos importantes:
Para entender esse fenômeno devemos lembrar de dois processos sobre cadeia alimentar.

Fluxo de Energia: Como vimos na aula de fluxo de energia, a medida que os níveis tróficos das cadeias alimentares aumentam, a energia transmitida diminui.

Biomassa ingerida: Como a energia que passa pelos níveis tróficos vai diminuindo, os seres de topo de cadeia devem consumir uma biomassa alimentar maior para suprir sua demanda energética.

Como ocorre a magnificação trófica:
Numa cadeia alimentar em um ambiente poluído, os produtores podem assimilar toxinas diretamente do meio ambiente. Esses produtores por sua vez, serão consumidos por consumidores primários que acabam ingerindo as toxinas presentes nos organismos que servem como alimento. O ciclo continua progressivamente, os consumidores primários acumulam as toxinas em seus tecidos e servem de alimento para os secundários, a mesma coisa ocorre até o nível trófico mais alto da cadeia alimentar.

 Figura que mostra o processo em um ecossistema aquático

Como o fluxo de energia e a biomassa ingerida potencializam o processo de bioacumulação?
Como a energia que chega ao topo da cadeia é muito pequena, e os predadores de um nível trófico elevado devem comer mais, toda essa biomassa ingerida pode apresentar toxinas não biodegradáveis, apresentando maior concentração justamente nos organismos de topo de cadeia alimentar.

Principais toxinas que geram acumulação: Metais pesados, chumbo, mercúrio, cádmio, agrotóxicos, resíduos de pilhas e baterias, resíduos de lixo eletrônico e pesticidas.